Filosofia brasileira, tradição e língua portuguesa (anotação)

Portugal, que nos legou uma tradição literária, nunca teve Filosofia, tradição filosófica. Quando surgiu alguma expressão filosófica portuguesa, no século 16, 17, a língua escrita oficial era o latim. Assim recorda José Arthur Giannotti em alguma entrevista… Portanto, não há ainda filosofia formativa em português. Reiteiro: há alguma filosofia, mas não formativa, de base, a ponto de constituir uma tradição! (Seria preciso, para isso, concomitantemente ou primeiro, uma superação economicamente estrutural e geopolítica do espaço marginalizado e periférico dos países que usam a língua portuguesa e da própria língua portuguesa em relação às outras?) Durante o século 20, houve a tentativa duma filosofia brasileira (bastante interrompida pela ditadura, que foi terrorista física e intelectualmente), dividida entre o legado francês ou germânico, certamente com importantes filósofos e professores brasileiros que puderam prosseguir a partir da redemocratização ou não. (O dialético Álvaro Vieira Pinto é um desses que eu quero retomar em textos e aulas, sobretudo o seu Consciência e Realidade Nacional). Neste século 21, há toda uma bibliografia interessante sendo produzida pela esquerda revolucionária (internacionalista, portanto) no bojo do complexo contexto histórico do nosso país, mas, novamente, partem de outras tradições (mais germanofilia do que francofilia?), ainda que adaptadas e coerentes. Esta empreitada da criação de uma língua filosófica brasileira continua, mas não está mais em sua fase apenas inicial e embrionária, por conta das traduções sistemáticas ao longo dos séculos e décadas de livros clássicos e formadores de filosofia para o português brasileiro. (Até que ponto, no entanto, e qual o impacto no fato de que muitos desses livros foram traduzidos por tradutores e não por filósofos?) Lembrar da diferenciação entre a criação de uma língua filosófica a partir do português (obviamente não a mesma dos nossos grandiosos romances, contos e poesia, e mesmo esta, artística, já é abundante, generosa, diversa) e a criação de uma tradição filosófica brasileira (é isto genuinamente possível? seu elã não seria outro senão o contato direto com os grandes temas nacionais e com a realidade do país até influir globalmente de dentro para fora – até que ponto isso ocorre com Paulo Freire na “filosofia da educação”?)… A escrita é das mais importantes ferramentas da filosofia, junto à oralidade. O diálogo, pelo qual a filosofia nasce, se dá em ambas, na escrita e na fala.

21 de maio de 2020

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